Como fazer geodos em resina?
Muitas pessoas buscam formas de como fazer geodo em resina, imitando a forma natural das rochas e dando vida aos seus trabalhos artesanais, deixando tudo ainda mais encantador.
Mas, para que tudo saia perfeito, é preciso utilizar as técnicas recomendadas pelos especialistas e seguir um passo a passo, para aprimorar suas habilidades e colocar em prática seu talento.
Continue lendo a seguir e saiba como fazer geodos em resina, para aprender como desenvolver e aplicar esta técnica especial, capaz de deixar seus trabalhos em resina ainda mais fantásticos.
Entenda como fazer geodos em resina
Para entender como fazer geodos em resina, primeiro é preciso seguir alguns passos que podem ser muito úteis durante este processo.
Confira qual é o passo a passo e entenda como aplicar esta técnica utilizando apenas alguns materiais:
- Primeiro separe um silicone de uso artesanal e uma folha de plástico, podendo também ser um pedaço de raio-x antigo, para servir como base para a sua produção de geodos;
- Fixe esta folha em um pedaço de vidro, para dar suporte para a sua produção, utilizando fita adesiva;
- Em seguida, com um copo de tamanho variado, utilize a sua boca como molde e faça pequenos círculos na folha, marcando com o auxílio de um lápis. Não precisa fazer marcar necessariamente simétricas, pois isto que deixará este trabalho ainda mais bonito;
- Com o silicone, corte a sua ponta, deixando uma abertura de aproximadamente 5mm e passe o seu contorno, seguindo a linha desenhada pelos copos, contornando toda a sua extensão;
- Não siga o contorno de forma totalmente perfeita e vá brincando com o seu contorno, para deixar propositalmente desigual;
- Faça com que o silicone chegue na altura aproximada de 5mm também, para que o resultado final fique com o efeito esperado;
- Depois de realizar a quantidade de discos que couber em sua folha, deixe o silicone secar muito bem para dar continuidade em sua produção, aguardando por pelo menos 3 horas;
- Uma vez que seco o silicone, é possível seguir com o projeto, utilizando a resina epóxi 2001 e um endurecedor que seja compatível com este tipo de silicone, na quantidade recomendada em sua embalagem;
- Em copos de plástico, faça as medidas e coloque as proporções, incluindo também quantidades de pigmentos, preparando aproximadamente 3 cores, para deixar o seu projeto com um formato especial;
- As cores podem ser de acordo com a sua preferência, mas, para que o seu geodo fique com uma aparência ainda mais natural, é recomendada uma espécie de degradê de cores, optando por uma mais clara, uma intermediária e uma escura;
- Depois, dentro dos círculos de silicone, vá despejando o conteúdo dos copos de maneira aleatória, fazendo com que o líquido forme uma espécie de círculo e permitindo que uma cor se junte com a outra, formando o desenho dos geodos de forma natural;
- Deixe o conteúdo secando por aproximadamente 2 horas e despeje uma fina camada de silicone transparente, apenas para cobrir a quantidade anterior, formando uma espécie de camada protetora, com o objetivo de também realçar ainda mais o brilho;
- Aguarde aproximadamente o período de 24 horas para remover os discos de resina da folha de plástico.
Depois de todos estes passos, os discos de resina estarão firmes e bem rígidos, prontos para serem removidos com facilidade da folha de plástico.
Uma vez que removidos, estes discos poderão contar com algumas rebarbas que poderão facilmente ser moldadas com o auxílio de um estilete.
É preciso ter cuidado neste momento e fazer seus reparos com muita calma, para garantir que seu contorno seja feito sem que haja algum tipo de acidente durante o percurso.
Vá com calma removendo com o estilete, moldando lentamente a sua borda, para evitar que sua mão se corte ou que o seu projeto seja danificado de alguma maneira, mantendo ainda o formato desigual que um geodo natural costuma possuir em sua formação.
Depois que a borda for alinhada, é a hora do acabamento. Este acabamento pode ser feito utilizando alguma tinta, para realçar ainda mais sua forma e deixar seu geodo ainda mais bonito.
A tinta escolhida pode ser algum esmalte de unha que, com o uso de seu próprio pincel, pode ser passado cuidadosamente em sua borda, para deixar seu acabamento ainda mais bonito.
Dicas extras para este tipo de produção
Como vimos, este modelo apresentado de geodos de resina formam lindos porta copos, que servem como itens incríveis de decoração, capazes de compor um ambiente de forma completa.
Além disso, é preciso ainda ressaltar a facilidade de produção destes artigos de resina, descartando totalmente a necessidade de lixar e polir, reduzindo consideravelmente o uso de outros tipos de ferramentas para seu desenvolvimento.
Mas, se você deseja dar continuidade à sua produção e fazer ainda mais porta-copos deste mesmo modelo, uma boa dica é fabricar moldes mais permanentes.
Para isto, basta utilizar uma folha de plástico ou raio-x antigo, como foi listado no início deste tutorial e fixar em um vidro, para dar ainda mais firmeza para o seu molde.
Em seguida, com o auxílio de uma pistola de cola quente, faça um contorno de papelão em toda a borda de sua folha de plástico, fazendo uma espécie de barreira em seu contorno.
Depois, utilize os porta-copos de resina recém fabricados, utilizando uma gota de cola quente em cada um deles para que eles possam ser fixados no local que você desejar.
Utilizando um silicone de borracha, faça a sua mistura com o catalisador, mantendo a proporção de 3% em sua mistura e deixando o conteúdo bem homogêneo.
Uma dica para a sua produção e mistura é ir colocando o conteúdo aos poucos em um recipiente para mistura, para que tudo fique em uma proporção igual.
Depois, na forma onde os porta-copos foram fixados, despeje todo o conteúdo de silicone por cima de seus geodos de resina, até que eles fiquem cobertos totalmente pelo líquido de silicone.
Para garantir que o silicone fique seco completamente, para fazer os moldes dos porta copos, deixe secando por aproximadamente 24 horas, garantindo que os moldes se mantenham em seu formato e não fiquem danificados.
Depois disto, basta remover com cuidado a borda de papelão e todas as portas copos de resina, encontrando um encaixe perfeito em seu formato, para garantir uma produção à grande escala.
Dessa forma, a partir dessa forma, podem ser realizados diversos tipos de porta-copos de geodos de diferentes maneiras, sendo feitos com todos os modelos de cores e de formatos distintos.
São diversos os modelos deste tipo de projeto, que podem ser utilizados para deixar a sua casa ainda mais bonita ou como uma forma de presentear alguém especial.
Este molde de silicone ajuda a replicar este projeto de resina com muito mais facilidade, sendo considerado um tipo de forma durável, capaz de comportar diversos projetos futuros, com geodos de todos os tipos e cores diferentes.
Este foi apenas um exemplo de produção de geodos utilizando resina epóxi.
Normalmente, este tipo de resina é o mais recomendado para este tipo de produção, principalmente devido à sua capacidade de endurecimento, a rapidez na secagem e à ausência de elementos tóxicos, sendo considerado um material perfeito para a realização de artesanatos deste tipo.
Os geodos são formações rochosas de aparência incrível, podendo se formar em qualquer tipo de cavidade enterrada.
Este tipo de cavidade são consideradas bolhas de gás que se formam com o tempo no interior de uma rocha ígnea, sob as raízes de árvores ou também em tocas de animais.
De forma geral, um geodo na natureza pode ser encontrado em sua formação através de qualquer tipo de cavidade enterrada, oferecendo uma aparência incrível, com um formato que pode levar anos para ser formatado.
Mas, como vimos, este tipo de fenômeno natural pode ser facilmente formado através da resina, com todos os tipos de cores e formas diferentes, ficando extremamente semelhante ao formato de um geodo natural.
Para que isto aconteça, basta utilizar os materiais listados acima e escolher as cores de sua preferência, para soltar a sua criatividade e criar os seus projetos da forma como preferir.
Faça os geodos de forma aleatória, combinando as cores, utilizando, por exemplo, branco, cobre e preto. Ou cores mais coloridas, vibrantes e que combinem com o seu projeto de modo geral.
O importante é ter cuidado em seu processo de produção e garantir um resultado incrível, com uma aparência surpreendente, obtendo um lindo objeto de decoração que pode ser apreciado por todos.
A grande vantagem de trabalhar com resina, é que todas as suas produções poderão ter um resultado fixo e forte, garantindo um resultado surpreendente.
Coloque agora mesmo em prática o passo a passo listado acima e veja como fazer os geodos em resina de forma simples e fácil, obtendo um resultado incrível e garantindo um projeto totalmente satisfatório
0 Comentários