Como trabalhar com resina?

Como trabalhar com resina?

Trabalhar com resina pode ser tranquilo para profissionais, mas também pode ser uma missão impossível para quem nunca mexeu com isso.

Assim como muitos assuntos, fazer algo pela primeira vez não é fácil, principalmente quando se trata de uma coisa que precisa de cuidados especiais, mas não só isso, mas de materiais necessários também.

Para quem gosta de trabalhar sozinho e tem vontade de aprender, trabalhar com resina fica mais fácil.

Isso porque hoje em dia a internet é de grande ajuda, oferecendo milhares de vídeos como tutoriais e textos com dicas ensinando passo a passo do processo e explicando exatamente como fazer para que nada dê errado.

Quando o assunto é resina, existem vários caminhos e formas de se trabalhar com ela, seja para uso pessoal com artesanato ou serviço para outras pessoas na criação de peças ou até mesmo envolvendo o chão de uma casa, ganhando um preço bacana a seguir, já que trabalhar com resina não é lá muito barato por ser uma coisa bem trabalhosa.

preparação de resina

Como trabalhar com resina?

Assim como muitos assuntos, fazer algo pela primeira vez não é fácil, principalmente quando se trata de uma coisa que precisa de cuidados especiais, mas não só isso, mas de materiais necessários também.

Trabalhar com resina pode ser tranquilo para profissionais, mas também pode ser uma missão impossível para quem nunca mexeu com isso.

Para quem gosta de trabalhar sozinho e tem vontade de aprender, trabalhar com Resina fica mais fácil, isso porque hoje em dia a internet é de grande ajuda, oferecendo milhares de vídeos como tutoriais e textos com dicas e ensinando passo a passo do processo explicando exatamente como fazer para que nada dê errado.

Quando o assunto é resina, existem vários caminhos e formas de se trabalhar com ela, seja para uso pessoal ou serviço para outras pessoas na criação de peças ou até mesmo envolvendo o chão de uma casa, ganhando um preço bacana a seguir, já que trabalhar com resina não é lá muito barato por ser uma coisa bem trabalhosa.

Sabemos que trabalhar com resina não deve ser fácil, mas primeiro, devemos saber o real significado de uma resina – acredite ou não, ela pode ter vários termos e cada um muito diferente um do outro.

Pode até não ser um assunto muito comentado ou conversado com uma certa frequência entre as pessoas que não conhecem muito sobre a área, mas resina não é nada mais, nada menos, que uma substância feita especialmente para fabricar plásticos e outros tipos de produtos que sequer imaginamos existir, produtos que usamos hoje em dia e não sabemos do que é feito e como é feito.

A resina oferece uma cor cristalina, além de ser viscosa. Na água, ela se torna insolúvel e consegue se tornar transparente. Fora isso, no óleo, no álcool e no éter, ela é solúvel. Importante saber que sua substância se baseia em ácido carboxílico, alguns tipos de terpenos e óleos.

decoração resina liquida

Quais são os tipos de resina?

É verdade que há muitas pessoas que não sabem sobre determinados assuntos e que precisam ler artigos na internet sobre ou assistir vídeos tutoriais no YouTube. Quando o assunto é trabalhar com resina, não é diferente. Há muitos iniciantes por aí que querem entender como isso funciona e tentar fazer dar certo, independente de quantas dificuldades a pessoa irá enfrentar.

Assim como muitas descobertas, o descobrimento da resina não é uma novidade e estamos a usando já há um bom tempo – quem sabe há mil anos. Isso porque a resina vem da natureza, dos troncos das árvores, e as plantas existem desde quando o mundo é mundo.

Parece mentira, mas a resina natural foi usada há muitas décadas. Ela foi utilizada desde a Grécia Antiga ao Egito, quando cerimônias místicas aconteciam. Ou seja, isso só comprova que esse produto – a resina – está conosco há mais tempo do que podemos imaginar.

Não há só um tipo de resina, inclusive, há vários tipos. Para começar, existe a Resina natural, que como já entendemos, vem de árvores, raízes, galhos, entre outros.

Confira a lista das resinas naturais:

Mirra; Incenso; Âmbar; Bálsamo do Peru; Breu; Resina de mamona; Goma-laca e Laca.

Como a resina já é bastante usada no nosso dia a dia, há aquela que também é sintética e está no mercado há bastante tempo, sendo comprada e utilizada todos os dias.

Confira mais uma lista das Resinas sintéticas:

  1. Resinas polipropileno
  2. Resinas fenólicas
  3. Resinas epóxi
  4. Resinas poliéster

mesa resinada marrom

Como funciona o processo de trabalhar com resina

Como a resina sintética é a mais usada, vamos entender melhor como se trabalha com ela. Além de ser bastante utilizada, não é complicado de compreender sobre o seu processo. Não é difícil, mas assim como todo tipo de produto, é preciso ter cuidados necessários.

Como ela endurece muito fácil e muito rápido, é possível criar muitos modelos com ela – um trabalho famoso com a resina, inclusive, é o artesanato.

Ela também pode ser usada em peças de carros ou até mesmo em um jeito mais comum: produzindo plástico, tinta e verniz. No artesanato, uma forma de trabalhar com resina é usando a resina poliéster cristal.

Ela é econômica, ou seja, oferece um preço que não pesa no bolso e tem cor transparente. Acaba por produzir um cheiro forte – mas nada muito insuportável.

A resina epóxi é um outro exemplo. Por ser mais rígida, é sempre indicado que seja usada em chaveiros, bottons e até mesmo na madeira.

Já a resina acrílica, que também é bastante utilizada, pode ser comparada com a poliéster, por ter mais durabilidade e oferecer o próprio brilho, chamando a atenção de quem gosta de usá-la e fidelizando clientes.

Separamos algumas dicas para quem quer trabalhar com resina e não sabe como começar:

  1. Não preparar muita resina no começo do processo, já que ela é fácil de endurecer;
  2. Esperar a secagem e proteger de qualquer coisa que possa danificar – inclusive poeira;
  3. Para quem quer uma secagem rápida, é recomendado pelos profissionais, usar um equipamento que esquente. Importante deixar a 60° graus, durante uma hora e meia.
  4. Não esquecer de não deixar a peça pronta secar no calor mais tempo do que o necessário, pois ela pode acabar ficando amarelada.
  5. Misture apenas o necessário, o que for ser utilizado, não mais, não menos, para não desperdiçar, não sobrar, e nem nada dar errado. A quantidade certa é uma das prioridades.

artesanato e ferramentas de resina

A resina e o seu preço

É certo que quando começamos a trabalhar com alguma coisa nova, precisamos não só entender como ela funciona, mas sobre o seu preço também.

Por isso é sempre bom pesquisar preços e lojas no mercado para não pagar mais caro por algo que não é tão bom assim.

Lembre-se: quanto maior a quantidade, maior o preço. Não que isso seja um problema, claro, afinal, é um produto que será bastante usado e valerá a pena.

Para não gerar desperdício e não gastar tanto do seu bolso, o indicado é escolher o tamanho de resina ideal para o que você irá fazer com ela. Se o artesanato for o assunto em questão, não precisa de muito, se for algo maior, que precise de mais trabalho e mais atenção, é bom preparar o bolso.

A importância de saber como trabalhar com resina e como e quando aplicá-la

Além de ser necessário saber a origem da resina, é imprescindível também saber a importância de se trabalhar com ela e de como aplicá-la corretamente para que nada saia fora do planejado.

Trabalhar sozinho, na verdade, pode ser complicado, principalmente para quem não tem experiência. É por isso que é sempre bom ler textos na internet ou assistir tutoriais para que tudo dê certo.

Muitos falam sobre os prós e contras da resina. Uma das vantagens é a própria pessoa preferir resinar ao invés de comprá-la pronta, isso porque o preço pode sair mais barato, mas isso apenas se você tiver os materiais necessários para livrar a resina de qualquer tipo de empecilho capaz de não deixar o trabalho bem-feito.

homem resinando artesanato

Dependendo do projeto a ser executado, alguns dos materiais necessários são:

  1. Luvas, máscara e óculos;
  2. Furadeira;
  3. Parafusadeira;
  4. Pregos, parafusos e brocas;
  5. Serra circular;
  6. Serra tico-tico;
  7. Lixa circular;
  8. Tupia;
  9. Secador;
  10. Soprador térmico;
  11. Compressor simples;
  12. Politriz;
  13. Lixa d’água;
  14. Resina e endurecedor;
  15.  Balança digital.

É certo que ainda aparecerão muitas dívidas sobre como trabalhar com resina, mas nada muito complicado. Além disso, não é preciso hesitar antes de chamar um profissional, até porque, é melhor pagar um preço camarada para ter um trabalho bem-feito do que não pagar quase nada e acabar com um trabalho não tão bom.

O profissional pode trabalhar de várias formas diferentes e seguir vários caminhos, usando o material da sua preferência e escolher se vai preferir trabalhar no ramo da madeira, do chão, do artesanato ou dos três ao mesmo tempo.

Isso mostra que trabalhar com resina é uma área bastante ampla, mas lembre-se: um profissional é bastante importante nesse quesito de como trabalhar com resina.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Diego Rezende
Diego Rezende

Mineiro de 35 Anos, trabalho há mais de 5 anos com resina epóxi fazendo os mais diferentes trabalhos desde quadros até mesas de resina. Este blog tem como objetivo compartilhar algumas experiências que tenho neste ramo maravilhoso que é o ramo de resina epóxi!

    7 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Having read this I thought it was very informative. I appreciate you taking the time and effort to put this article together. I once again find myself spending way to much time both reading and commenting. But so what, it was still worth it!

    2. hey there and thanks on your information – I’ve certainly picked up something new from right here. I did however experience several technical issues the usage of this web site, as I experienced to reload the website lots of times previous to I may just get it to load properly. I have been brooding about if your web hosting is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading cases times will often affect your placement in google and could injury your quality score if advertising and ***********|advertising|advertising|advertising and *********** with Adwords. Well I am adding this RSS to my e-mail and can glance out for a lot extra of your respective interesting content. Make sure you update this once more very soon..