Como fazer biojoias de resina?

Índice
Para entender como fazer biojoias de resina, basta compreender quais os principais materiais para este tipo de produção e conhecer as melhores técnicas, para garantir que o resultado de seu trabalho seja sempre o melhor possível.
Este tipo de produção tem ganhado cada vez mais espaço entre os artesanatos, principalmente devido à sua originalidade e seu formato próprio, que torna cada peça única dentro de sua produção.
Continue lendo a seguir e entenda como fazer biojoias de resina, para desenvolver e aprimorar ainda mais suas habilidades, investindo em uma forma de produção totalmente diferenciada e única.
Por que biojoias?
As biojoias recebem este nome principalmente devido aos materiais utilizados em sua confecção.
Apesar de utilizar a resina em sua confecção, as biojoias são produzidas a partir de madeira reciclável, permitindo que estes materiais sejam reutilizados e voltados para outros tipos de produções.
Esta é uma forma ecológica e viável de reutilizar materiais que seriam jogados fora normalmente, mas que depois de um certo trato e um desenvolvimento de sua aparência, porém resultam em lindas peças, capazes de agradar todos os tipos de gostos.
Além disso, os elementos naturais, quando combinados com outros tipos de materiais como a resina, podem resultar em lindas peças, com aparência incrível e totalmente original.
O ato de reciclar este tipo de material natural pode resultar em lindas peças de bijuterias, como colares, brincos e anéis, que podem ser confeccionados de todos os tipos e tamanhos diferentes.
Entenda como fazer biojoias de resina e conheça as principais dicas para este tipo de produção
Como vimos, a produção de biojoias é considerada uma possibilidade de reaproveitar materiais que poderiam ser descartados na natureza.
E, através destas criações, é possível utilizar estes diversos materiais e garantir que seu aproveitamento seja ainda melhor.
Além do mais, as biojoias estão cada vez mais na moda, adotando diferentes tipos de formatos e meios de serem confeccionadas.
Mas, para entender melhor como sua produção pode ser desenvolvida, veja a seguir as principais dicas para a sua confecção e entenda o caminho mais simples de realizar estas biojoias:
Utilize o melhor tipo de resina
O uso da resina no momento de sua produção é essencial, já que este material que será capaz de moldar a biojoia é transformar o elemento natural em um brinco, anel ou colar.
Por isso, é preciso escolher o melhor tipo de resina para a realização deste tipo de produção, garantindo que o seu desempenho seja compatível com os seus objetivos.
Normalmente, a resina mais recomendada para este tipo de produção é a resina epóxi.
Este é o tipo de resina mais utilizado nas produções de artesanatos, principalmente devido à facilidade de confecção e de seu manuseio, que permite que as peças sejam desenvolvidas da melhor maneira possível.
Mas, apesar disto, existem ainda algumas pessoas que utilizam a resina cristal para este e outros tipos de produção.
Apesar deste tipo de material também servir para este fim, este modelo de resina não é totalmente recuperado, já que possui um forte odor, que pode gerar algum incômodo para o artesão no momento de sua produção.
Além disso, a resina cristal ainda conta com um tipo de catalisador que exige uma medida para sua proporção e, que se feita da forma incorreta, o material pode se perder por completo.
E, por isto, a resina epóxi acaba se tornando o modelo ideal para este tipo de finalidade de produção artesanal de biojoias.
Além disso, é preciso escolher também o tipo de resina epóxi que será utilizada, dependendo sempre da sua forma de trabalhar e dos modelos de biojoias que serão produzidos.
Normalmente, existem dois tipos recomendados da resina epóxi para serem utilizados, uma de maior viscosidade e um pouco mais líquida. E, o seu uso e a sua escolha irá depender da forma com que o seu trabalho será realizado e finalizado.
Compreender a diferença entre pigmento e corante
Outro passo muito importante para a produção de sua biojóia, é definir a sua coloração final e a forma com que o seu material é finalizado.
E, por isto, é essencial compreender a grande diferença entre o uso do pigmento e do corante, para saber em quais materiais investir para o desenvolvimento deste tipo de trabalho.
Dessa forma, é possível dizer que, chamamos de pigmento todo aquele material que tem o poder de finalizar a cor.
Ou seja, o pigmento fecha a coloração da peça, definindo de maneira completa qual a cor que será vista de acordo com seu uso.
Normalmente, o uso deste produto é um pouco mais forte e deve ser feito com cuidado, quando a coloração da peça já estiver bem definida.
Mas, no caso do corante, a resina é colorida e pode obter a tonalidade de acordo com a intensidade e quantidade de corante utilizado, mas, apesar disto, este material não remove a transparência da sua resina.
Portanto, a grande diferença entre o corante e o pigmento, é que o pigmento oferece uma aparência mais leitosa, enquanto o corante consegue colorir, sem remover a transparência de sua peça.
Entender este tipo de diferença pode ser muito útil, principalmente na hora de dar o formato para sua peça de acordo com as suas preferências.
Saiba onde encontrar os tipos de madeiras que podem ser utilizados para este tipo de biojoia
Como vimos no começo do texto, a biojoia recebe este nome, pois além de utilizar resina em sua confecção, também conta com madeiras em sua forma de produção, deixando a sua aparência única e linda.
Mas, para isso, é preciso compreender qual tipo de madeira pode ser utilizado e saber também onde encontrar este material.
Para este tipo de produção, não são recomendadas madeiras de uso comum, como pinus ou algum outro tipo visto normalmente em construção de móveis.
Normalmente, para as biojoias, a madeira utilizada é a Jacarandá e outras deste mesmo segmento, capazes de oferecer uma aparência incrível para suas biojoias e deixar sua peça única.
Porém, por serem madeiras mais difíceis de serem encontradas e normalmente não comercializadas, principalmente devido à sua escassez, é preciso buscar por outros meios de encontrar este material.
É muito comum encontrar estes tipos de madeiras em construções ou em demolições de casas, já que as casas antigas eram feitas com este tipo de madeira mais reforçada.
E, apesar de a madeira poder estar com uma aparência não muito bonita por fora, geralmente por dentro ela pode apresentar uma forma impecável, permitindo que as suas produções fiquem ainda mais bonitas.
Além disso, esta madeira pode valorizar a sua peça, já que é uma madeira de lei, extremamente reconhecida por todas as pessoas.
Saber quais formas utilizar para a produção de sua peça
Para o trabalho realizado com a resina, é preciso buscar por formas que sejam compatíveis com este tipo de material e possam oferecer facilidade, principalmente na hora de desenformar.
Para isto, é possível encontrar este tipo de forma na internet ou em casas de artesanatos, buscando pelo material recomendado para este tipo de trabalho.
Porém, se você deseja economizar e fazer algo mais prático, pode utilizar ainda copos descartáveis, que são produzidos do mesmo material destas formas e que podem oferecer um resultado semelhante, principalmente na hora de secagem destas peças.
Quais são as ferramentas para começar a produzir este tipo de peça?
Muitas pessoas que desejam começar a produzir biojoias buscam saber quais são os principais materiais para este tipo de confecção.
O primeiro material mais recomendado é uma furadeira, de preferência, que possua a função de controle de velocidade.
Isto faz com que apenas esta ferramenta desenvolva a função de lixar, polir e furar, dependendo da maneira com que ela é utilizada.
Outro tipo de ferramenta considerada básica para esta produção é a lixadeira, que serve para dar acabamento para a peça e deixar a sua superfície lisa.
Além disso, é possível utilizar uma lixa manual, para fazer o acabamento depois da lapidação da peça, para garantir que a sua aparência fique perfeita.
O lixamento manual permite que a sua precisão seja ainda maior e, por isto, é o mais recomendado para os pequenos detalhes finais da sua produção.
O processo de produção de biojoias de resina pode resultar em lindas peças originadas a partir da mistura de resina epóxi e madeiras nobres de todos os tipos, que podem ser facilmente encontradas em meio às madeiras de demolição.
Esta é uma forma viável e muito bonita de realizar jóias, através de meios naturais que, de certa forma, contribuem para a reciclagem destes materiais e a conservação da natureza.
São peças muito valorizadas e que podem atender todo tipo de gosto, de acordo com o estilo de cada um.
Agora que você sabe como fazer biojoias de resina, não perca mais tempo e separe os materiais, para produzir essas peças incríveis e de aparência única, encantando a todos com o seu trabalho.
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.