6 erros comuns ao fazer sua mesa resinada!

6 erros comuns ao fazer sua mesa resinada!

Se você pretende fazer mesas rendadas, mas ainda não se apropriou completamente de como funciona esse processo, não perca as dicas para acertar logo na primeira tentativa!

A melhor ideia é investir em produtos de alta qualidade para não danificar a madeira ou superfície da mesa escolhida! Para isso, confira os 6 erros mais comuns ao fazer sua mesa resinada que você não pode cometer de jeito nenhum!

mesa e bancos resinados em madeira

O que é uma mesa resinada?

A mesa resinada é um item que já se tornou moda no cenário da decoração brasileira. Isso porque ela possui características e estruturas que têm tudo a ver com nossa forma de compor a casa e locais para o trabalho!

A maior parte das mesas resinadas são móveis em madeira, que podem ser móveis comuns e antigos de madeira e que em algum momento recebem a resina ou também podem ser feitos exclusivamente para esse fim.

A resina do tipo epóxi é aplicada sobre mesas de madeira, mas também é possível aplicar a resina sobre outras superfícies, como metal, embora o resultado possa não ser tão interessante!

Se você também quer aderir à moda da mesa resinada, não perca todas as dicas sobre os 6 erros mais comuns ao fazer sua mesa resinada e acerte sempre!

Veja os 6 erros mais comuns ao fazer sua mesa resinada

Quem pretende fazer uma mesa resinada não pode errar, afinal, os materiais envolvidos são caros e o produto final pode ficar seriamente comprometido caso alguns cuidados não sejam tomados.

Sobretudo quem nunca trabalhou com resina pode ganhar muito acompanhando os 6 erros mais comuns ao fazer sua mesa resinada!

  1. Comprar resina de má qualidade

A qualidade da resina epóxi é tudo na produção da mesa! Isso porque ela é o material base para composição de seu produto final. Escolher uma resina ruim certamente implica no tempo de secagem, tempo de trabalho da resina e na qualidade da mesa ao final!

Escolha sempre produtos renomados e de acordo com o tipo de material que deseja produzir. O ideal é sempre verificar as indicações dos fabricantes e fazer um molde anterior à mesa para verificar os resultados!

Um item importante para a escolha da melhor resina é saber se ela possui alta ou baixa viscosidade. Quanto mais baixa a viscosidade, mais rápido a resina vai escorrer.

A resina de alta viscosidade, que também é a que escorre mais devagar, tende a criar mais bolhas, o que pode comprometer o produto final. Isso ocorre exatamente pela dificuldade do ar em sair pela resina, terminando por deixar as bolhas presas.

mesa redonda resinada

  1. Pesquise muito antes de produzir a mesa

Em termos de resina epóxi, nunca estamos completamente preparados para a produção de produtos de alta qualidade, por isso pode ocorrer de cometer os 6 erros comuns ao fazer sua mesa resinada!

A questão é que, como em qualquer caso de produto artesanal, a pesquisa é ponto fundamental para o ganho de conhecimento, além da prática.

Ler bastante sobre os tipos de resina, de corantes e sobre o tipo de produto que pretende fazer é um passo muito importante para que tudo dê certo logo no início.

Outra dica super importante é fazer sempre um molde teste com material similar ao da mesa e usando a mesa resina e coloração. Dessa forma é possível testar o resultado, tempo de secagem, coloração e formação de bolhas!

  1. Use a temperatura indicada pelos fabricantes de resina

A temperatura é algo que realmente compromete o resultado final do trabalho com resina porque ela altera a viscosidade e tempo de secagem do produto.

Trabalhar com resina em dias muito frios, em locais gelados ou sobre superfícies muito frias é um erro que certamente irá comprometer seu produto porque a resina tende a secar mais rápido e há uma redução significativa no tempo de trabalho que você terá disponível.

O ambiente precisa estar em temperatura entre 20 a 25 graus, o que pode ser bem difícil no Brasil. Use um espaço com ar condicionado e não economize neste quesito porque ele é fundamental para produção de sua mesa!

Existem pessoas que preferem trabalhar à noite ou até de madrugada com resina para evitar que as altas temperaturas comprometam o trabalho. Mas investir em aquecedores ou ar condicionado pode ser mais vantajoso, dependendo do quanto você deseja se tornar profissional no segmento!

mesa de madeira resinada

  1. Não higienizar o ambiente

O ambiente para trabalho com resina precisa estar higienizado e esse é um dos 6 erros comuns ao fazer sua mesa resinada! Isso porque uma poeira pequena pode comprometer o trabalho com resina e qualquer pedaço minúsculo consegue estragar uma peça cara.

Higienizar muito bem o ambiente, aspirar, secar e retirar todas as impurezas é fundamental para um bom trabalho. Não é possível, por exemplo, trabalhar com resina no mesmo espaço de lixamento de madeira porque a serragem ou o pó de madeira que ficam no local certamente danificam o produto.

Lembre-se ainda que a resina precisa ser feita em local arejado e com o uso de EPI, equipamento de proteção individual, como luva e respirador, já que seu cheiro é potencialmente tóxico e pode provocar mal estar e até internação, dependendo do grau de aspiração.

  1. Aplique a resina aos poucos

Quem nunca trabalhou com resina pode ter a tentação de jogar toda a resina de uma vez em cima da madeira, mas esse é um dos erros que também comprometem o resultado.

Um dos principais motivos para ir trabalhando um pouco mais devagar é que a madeira produz bolhas que precisarão ser retiradas com espátula ou o próprio rodo aplicador.

Quem usa resinas melhores de alta densidade pode usar camadas mais grossas de resina, mas o ideal é ir testando aos poucos para não ter problemas sérios.

  1. Faça um bom nivelamento

Diferente do processo do porcelanato líquido, onde o material é auto inflável, para as mesas a resina precisa ser aplicada em superfície já nivelada.

Isso porque apenas alguns milímetros de desnível provocam uma ação bem comprometedora no resultado de sua mesa. Se você nunca nivelou uma mesa antes, aprenda o processo em um bom tutorial ou converse com um marceneiro.

O lixamento da mesa também auxilia no nivelamento, mas se a diferença for muito grande, outros equipamentos para madeira podem ser necessários.

Nunca se esqueça de aspirar o local e limpar tudo muito bem com panos úmidos antes da aplicação da resina!

mesa de madeira resinada em rosa

Dicas para escolher uma resina epóxi

Quem já acompanhou os 6 erros comuns ao fazer sua mesa resinada não pode deixar de conferir as dicas para escolher a melhor resina epóxi, fator que contribui muito para a boa qualidade da mesa.

O primeiro passo para escolher muito bem a resina é conhecer mais sobre esse produto. Ao longo do texto já falamos um pouco sobre a diferença entre as viscosidades dos produtos.

Como foi explicado, a resina quanto mais líquida, menos retém as bolhas comuns durante o trabalho. No entanto, existem alguns produtos que podem facilitar na produção de menos bolhas, como rolos de furar bolhas e alguns sprays.

Tempo de cura

O tempo de cura é o tempo de secagem da resina e ele também muda de acordo com a viscosidade do produto. No entanto, quem trabalha com resina há algum tempo relata que essa diferença não é tão significativa e que a escolha deve ser feita apenas pela formação de bolhas.

No entanto, quem deseja um tempo maior de trabalho, entre 30 e 40 minutos pode escolher pelos produtos de alta viscosidade. Já quem deseja um tempo mais rápido de secagem pode optar pela baixa viscosidade.

mesa de madeira resinada azul

Aplicações da resina

A resina também possui diferenças de indicação para aplicação conforme sua viscosidade. A resina de alta viscosidade é mais utilizada para peças pequenas, como chaveiros e peças menores de madeira. Seu uso é indicado para necessidades maiores de retenção.

Quando existe necessidade de maior dureza na composição do produto final ou quando existem preenchimentos a serem feitos na lateral dos produtos, como no caso da base da mesa, a resina de alta viscosidade também é mais indicada.

Para tampos de mesa, no entanto, a resina mais indicada é mesmo a de baixa viscosidade. O principal motivo é porque ela adere e penetra em todos os detalhes e pequenos furos da madeira de forma mais rápida e eficiente.

Esse também é o tipo de resina mais indicada para a produção de porcelanato líquido!

Quem já recebeu todas as dicas sobre qual resina escolher e conhece os 6 erros comuns ao fazer sua mesa resinada já está pronto para escolher a peça sobre a qual irá aplicar a resina e começar o trabalho!

Muita atenção às ferramentas necessárias para a resignação e não deixe de escolher corantes de alta qualidade caso decida por tingir a resina. Os produtos em pasta são sempre mais fáceis de serem dissolvidos do que os pós. Escolha uma mesa de boa qualidade e mãos à obra!

Onde comprar Resina Epóxi com bom Preço?

Adquirir uma resina epóxi de qualidade é uma decisão crucial para garantir o sucesso de diversos projetos, e a marca Redelease se destaca como uma escolha confiável e vantajosa.

A reputação sólida da Redelease no mercado é um reflexo de seu compromisso com a excelência e inovação.

Optar por essa marca proporciona benefícios significativos, pois suas resinas são conhecidas por sua ótima resistência, durabilidade e aderência eficiente em diferentes superfícies.

Para comprar resina epóxi, pigmentos de qualidade, corantes ferramentas e outros materiais, é só você clicar nesse link www.redelease.com.br para acessar a loja da maior produtora de resinas do Brasil.

A única empresa no Brasil com certificado internacional de qualidade da resina epóxi.

Você pode usar o cupom RESINALUCRATIVA para ganhar de até 10% de desconto em qualquer compra no cartão e + 5% de desconto no PIX e boleto.

Fale direto com o WhatsApp da Redelease

 

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Diego Rezende
Diego Rezende

Mineiro de 35 Anos, trabalho há mais de 5 anos com resina epóxi fazendo os mais diferentes trabalhos desde quadros até mesas de resina. Este blog tem como objetivo compartilhar algumas experiências que tenho neste ramo maravilhoso que é o ramo de resina epóxi!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *